quarta-feira, 24 de abril de 2013

Gato Himalaio



A raça himalaia também pode ser chamada de Persa colourpoint. Ela reúne as características das duas raças mais populares do mundo, pois tem a aparência de um persa e a sofisticada coloração de pelagem de um siamês.

Origem: foi criada por americanos e ingleses para reunir o que há de melhor das duas raças. Recebeu o nome himalaia nos Estados Unidos, quando foi oficialmente reconhecida pela primeira vez, em 1936. Mas, em 1955 foi reconhecida na Inglaterra como uma variedade do persa, recebendo o nome persa colourpoint. A primeira ninhada dos acasalamentos entre persas com himalaias - muito praticados - não nascia colourpoint (denominação dada à cor típica do gato siamês) e o mesmo acontecia com parte dos seus descendentes. Os gatos sem a coloração colourpoint, não eram considerados himalaias e nem persas puros, já que resultavam do acasalamento de duas raças diferentes. Com isso, apesar de parecerem belos persas, não podiam competir nas exposições, representando um problema para os criadores, que começaram cruelmente a sacrificá-los.
Depois de tantas voltas a denominação destes gatos ficou assim: registra-se como himalaia (mas sem qualquer problema para os criadores e seus gatos) na The International Cat Association (TICA) - e como persa colourpoint na Cat Fanciers Association (CFA) e nas duas instituições representadas no Brasil: a World Cat Federation (WCF) e a Federação Internacional Felina (Fife). No entanto, principalmente nos Estados Unidos e também no Brasil, estes gatos continuaram sendo chamados de himalaia. Hoje, tratar o himalaia e persa colourpoint como mesma raça está perfeitamente de acordo com o que desejam os criadores.


Pelagem: comprimento longo, textura macia e sedosa, encorpada, farta e brilhante. Colar farto. Deve-se levar em conta as alterações sazonais que causam alterações na pelagem.
Cor: corpo claro com manchas mais escuras que se concentram nas extremidades (patas, cabeça e cauda). As fêmeas podem ter pequenas manchas escuras pelo corpo. A cor do nariz e dos coxins deve combinar com as suas marcas.
Corpo: formato quadrado. Tamanho médio e largo. Comprimento curto. Ossatura pesada. Musculatura firme e bastante arredondada.
Cabeça: formato redonda, abobadada e larga. Tamanho maciça. Perfil break exatamente no meio dos olhos testa
Olhos: redondos, grandes e cheios. Devem estar colocados distantes um do outro. Cor azul.


Cauda: reta, curta e proporcional ao corpo.
Comportamento: dócil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário